EPG – Eletronic Program Guide

EPG – ELETRONIC PROGRAM GUIDE

 

Canal auxiliar de facilidades dos usuários (assinantes), na qual informa através de um sistema a programação dos canais de conteúdo. Permite a interação do usuário com a oferta de conteúdo, informando a disponibilidade em cada canal em um dado momento, onde não há restrições entre as categorias de canais broadcast ou sob demanda. O EPG[38] é um guia interativo, na qual são controlados através de um controle remoto, permitindo que o cliente tenha acesso à programação atual ou futuras programações.

O EPG[38] possui informações detalhadas dos conteúdos e suas disponibilidades em determinados canais, tais como, titulo, atores, making of [1], sinopse, duração, entre outros, auxiliando o usuário na escolha do conteúdo.

Além do metadados do conteúdo IPTV[72], o EPG[38] cria indicações aos equipamentos dos usuários, ilustrando como o conteúdo deve ser acessado, como por exemplo, os endereços de IP multicast para os canais de broadcast e os endereços para fazer downloads para canais ON DEMAND.

O provedor de serviço é responsável por armazenar as informações contidas no EPG[38], quando solicitadas pelos usuários, a transmissão é realizada sob demanda 1:1 (um-para-um), em alguns sistemas mais complexos, o conteúdo é armazenado em cache no lado do usuário, otimizando o tempo de resposta, porém o sistema de cache é limitado quando o usuário deseja obter informações de programações futuras. O EPG[38] possui funções específicas, como, por exemplo, ao suporte de gravações de vídeo pessoal (PVR[115] ), onde o EPG[38] é utilizado é associado a um dispositivo especializado que realizam gravações temporais, permitindo posteriormente a visualização do conteúdo com facilidades de pausa, replays, forward, etc., análogo as funções de um vídeo-cassete.

 

14.1 ACESSO AO EPG

 

Conforme visto no capítulo anterior o EPG[38], disponibilizam as informações de conteúdo ao HDG[60] na frequência que as mesmas são requisitadas, os armazenamentos das informações do EPG[38] se concentram no provedor de serviço com base na limitação do HDG[60]. Quando o usuário deseja visualizar a programação de canais é necessário, portanto, uma solicitação (requisição) ao provedor de serviço, informando parâmetros como: identificação dos canais e inicio e duração da programação. A figura 14.1 ilustra o processo de requisições ao EPG[38]:

 Figura 100 - Acesso ao EPG

Figura 14.1 – Processo de requisições ao EPG

Fonte: adaptado de IPTV Focus Group

 

 

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: